Esta história tem seu início nos planos soberanos de Deus. John Ongman foi o homem separado por Deus para que esse projeto comece a ser realizado. Nascido na Suécia em 1845, aos 19 anos teve sua experiência de conversão. No ano de 1868, por motivos de grande fome na Suécia, mudou-se para os Estados Unidos da América. Ali pastoreou igrejas e também obteve graduação teológica no seminário de Chicago.
Ao retornar a Suécia, em 1889, levou consigo uma mensagem de avivamento, no mês de outubro deste ano é recebido como pastor da Igreja Betel de Örebro. Tendo em seu coração um desejo por missões cria no ano 1891 a Sociedade Missionária, que enviou missionários para diversos países, inclusive o Brasil.
Como vimos a Suécia passou por um período de grande fome e por isso muitos suecos imigraram para o Brasil. No ano de 1911 chega à Suécia uma carta, que por seu conteúdo é considerada o Grito Macedônio. No ano de 1912 em resposta a esta carta foi enviado o missionário Erik Jansson que começou seus trabalhos no interior do Rio Grande do Sul, na Colônia Guarany. Após 40 anos o trabalho atingia o Estado do Rio Grande do Sul e algumas localidades de Santa Catarina.
O trabalho em Santa Catarina teve como principal responsável o Missionário Arne Vincent Jonhsson. Nascido na cidade Hinneryd localizada no sul da Suécia, filho de Alfred Jonhsson e Ruth Hilma Jonhsson. Após a morte de sua mãe e o novo casamento do pai, não concordando com a união de seu pai com a empregada da família, Arne, com 15 anos, sai de casa e, para se sustentar aprende o oficio de Carpinteiro.
Ao ter contato com o evangelho se converte e no dia 25 de dezembro de 1934 é batizado por imersão na cidade de Ljynby. Entre os anos de 1935 a 1941 trabalhava como evangelista em Örebro, entre 1941 e 1944 enquanto estudava no seminário recebe o chamado divino para trabalhar entre indígenas.
No dia 19 de maio de 1945, Arne Jonhsson casa-se com Regina Jansson, filha do missionário Erick Jansson, os dois se conheceram enquanto ela visitava a Suécia em suas férias.
Após a segunda guerra mundial, no ano de 1946, a família Jansson retorna ao Brasil, trazendo com eles o casal Arne e Regina Jonhsson. Estes que por um período desenvolvem seu ministério no Estado do Rio Grande do Sul.
Em 1951, Arne ouve falar sobre Santa Catarina, e então junto com seu cunhado Thorten, fazem a primeira visita a Aldeia Chapecó. Mas apenas em 1954, conseguem autorização do chefe do posto indígena, Sr. Nereu Costa, para que sejam realizados trabalhos evangelísticos entre os índios, mas já com a incumbência de alfabetizá-los.
A família Jonhsson começa seus trabalhos em novembro de 1955 e o local escolhido foi a Aldeia Chapecó. Ali enfrentam várias dificuldades como, transporte, falta de medicamentos e alimentos. Mas mesmo enfrentando estas situações os trabalhos prosperavam, Regina, esposa de Arne, alfabetizava os índios durante a semana e aos finais de semana eram realizados os cultos.
A obra estava se desenvolvendo o povo sendo evangelizado e as crianças sendo cuidadas, e em meio a isso houve a mudança da família Jonhsson para a Vila Samburá. Lá Arne constrói uma pequena casa de madeira, que serve como moradia, escola e local para cultos. A chegada deles cria um grande alvoroço na vila, pois eram estrangeiros e com seus conhecimentos ajudaram muito no desenvolvimento desta comunidade surgindo então a Igreja de Samburá.
Com o crescimento da obra percebe-se a necessidade de formação de obreiros para auxilio nos trabalhos, diante disto é criado a Escola Bíblica para Obreiros, onde o primeiro aluno chama-se Jose Alves de Almeida. O curso tinha duração de quinze dias e Jose Almeida depois de ter concluído, começa seu trabalho na Vila Ipiranga. Após algum tempo Guaracy, filho de Arne Jonhsson, também auxilia nos trabalhos desta localidade.
Neste local haviam muitas necessidades, e uma delas, era o cuidado com crianças que sofriam agressões e abandono. Diante desta carência a família Jonhsson prestava assistência a elas e como o crescimento deste trabalho surge a Entidade Beneficente Lar Bom Samaritano.
A notícia sobre esta entidade chega aos ouvidos do promotor de Justiça de Xanxerê, este pede auxilio ao casal Jonhsson, pois enfrentava problemas com crianças abandonadas. Após período de oração eles aceitam auxiliar meninas órfãs da cidade de Xanxerê. Este trabalho abre portas, e então começa o programa na Rádio Princesa do Oeste, A Voz do Evangelho. E em 1959, Arne abre um ponto de pregação nesta cidade e com o seu crescimento tem-se a necessidade de uma sede própria. Então com recursos da Suécia é adquirido o terreno e construído o templo, assim surge a Primeira Igreja Batista Independente em Xanxerê – SC.
A história da família Jonhsson se entrelaça com a história da Convenção das Igrejas Batistas Independentes do Estado de Santa Catarina (CIBIESC). Desde o princípio em 1955 ate os dias de hoje, houve o crescimento e a multiplicação. A CIBIESC se encontra espalhada por todo Estado de Santa Catarina. Este órgão foi criado no dia 20 de julho de 1993 e é mantido por contribuições, ofertas das igrejas de pessoas físicas e jurídicas, promoções e rendas de procedência legal e não exerce nenhum poder legislativo ou executivo sobre as igrejas, porém podendo ajudar quando for solicitada, as principais atribuições da CIBIESC são:
Hoje a Convenção das Igrejas Batistas Independentes do Estado de Santa Catarina (CIBIESC), conta com aproximadamente três mil membros em todo o estado, aproximadamente 90% das igrejas possuem prédios próprios e as prebendas são pagas com recursos próprios. Fazem parte da CIBIESC o DEFESC -Departamento da união Feminina e MOBISC- Mocidade Batista Independente do estado de Santa Catarina. Todos possuem suas diretorias próprias e promovem encontros, eventos onde divulgam a palavra de Deus. Atualmente há também uma extensão do seminário STBISUL- Seminário Teológico Batista Independente do Sul, de Esteio – RS, onde alunos de toda a região participam de aulas mensais, com professores graduados.
Cada igreja realiza trabalhos assistenciais vinculados a evangelismo. E ainda existem seis campos missionários assim distribuídos: Catanduvas, Porto União, Joinville, Concordia, Capinzal e Dionísio Cerqueira.
Referências
BOGISCH, Izalma Esposito. O Evangelho em Santa Catarina, Trabalho de Convalidação de Curso. 2018. 59f. Faculdade Teológica de Ciências Humanas e Sociais. Xanxerê. 2018.
MAGLIO, Apparecido A. Principio da Nossa Fé.19ª Edição. Campinas: Editora Batista Independente. 2014.
JANSSON, Lars Erik et al. Seminário Batista Independente Sul: História dos Batista Independentes. Módulo 12.Esteio RG 2009 versão 1
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